Em um módulo de leitura, propõe-se uma leitura “ao pé da letra” de alguns textos fundamentais da psicanálise escolhidos previamente.

Freud e a Linguagem (on-line)

Assim é que, na Ciência dos Sonhos, trata-se apenas, em todas as páginas, daquilo a que chamamos a letra do discurso, em sua textura, seus empregos e sua imanência na matéria em causa. Pois esse texto abre com sua obra a via régia para o inconsciente. E disso somos alertados por Freud, cuja confidência surpresa, ao lançar esse livro para nós nos primeiros dias deste século, só faz confirmar o que ele proclamou até o fim: que nesse arriscar-tudo de sua mensagem está a totalidade de sua descoberta.

A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud.

Lacan. Escritos, p.513

Lacan, em seu retorno a Freud, destaca o papel da linguagem na experiência psicanalítica, demarcando um inconsciente estruturado como linguagem. Nesse sentido, este módulo de leitura pretende construir um percurso pelos textos freudianos no que diz respeito a um saber-fazer com a linguagem. Dito de outro modo, não se trata de buscar em Freud uma teorização acerca do funcionamento da linguagem, mas de destacar que essa questão já está colocada desde o início de suas investigações sobre o inconsciente.

Para o primeiro semestre de 2023, este módulo propõe realizar a leitura conjunta do capítulo VI – O Trabalho do Sonho, do livro A Interpretação dos Sonhos (1900). Textos complementares serão sugeridos no decorrer do semestre.

Coordenação: Bruno Turra, Júlio Cattai, Valéria Motta
Horário: sexta-feira – 10:00 às 12:00. Quinzenal.
Datas: 17 e 31/03; 14 e 28/04; 12 e 26/05; 9 e 23/06.
Vagas: 20 participantes.
Contato e inscrições: Veja no final da página “Boletim 2023” como fazer contato/inscrição nas atividades do FCLRMC (em formação).